Realidade I
A falta de embaraço e de compromisso de algumas autoridades do Legislativo, Executivo, Judiciário e até do Ministério Público é tão grande que o trabalho da imprensa chega a ser questionado e confundido com desacato, injúria e difamação. A verdade é que fatos não faltam.
Realidade II
E preciso fiscalizar, porque a segurança, a saúde e a educação estão em jogo. Você quer que essas pessoas sejam fiscalizadas? Você quer saber o que é feito às escondidas? A melhor forma de brigar por tudo isso é acompanhar diariamente um jornalismo independente e sem rabo preso com políticos e governos. Chega de ser enganado por autoridades “espertas”. Basta de meias verdades. Chega de histórias mal contadas sobre ações que na verdade prejudicam a sua vida e a de muitas pessoas.
Rastro
Essa coluna, não consegue de forma rápida enumerar todos os setores da vida pública de Formosa que foram seriamente prejudicados por Ernesto Roller e sua passagem pelo cargo de prefeito no período de 2017 a 2018. O retrocesso no município de Formosa nos últimos dois anos é evidente em todos os setores da vida pública. Roller, como prefeito, quase consegue destruir o que estava pronto. A recuperação estrutural de Formosa, depois do “terremoto” administrativo provocado por Ernesto, deve levar no mínimo 6 anos.
Lista
Além das promessas não cumpridas, são praças de esportes abandonadas, postos de saúde inoperantes, ruas intransitáveis com buracos e falta de asfalto. Funcionalismo desmotivado, proliferação das ocupações em áreas públicas, fiscalização de trânsito ineficiente e desestruturada, guarda municipal mal utilizada, falta de entrosamento com a iniciativa privada, distritos abandonados e principalmente as várias denúncias de corrupção.
Vão
Muitos em Formosa ainda se lembram quando o atual secretário de Governo de Ronaldo Caiado, o ex-prefeito dizia: primeiro, que seria o melhor prefeito da história de Formosa e depois: que implantaria o maior projeto de asfalto da história.
Ficha
É impressionante a quantidade de pessoas manifestando o desejo de ser candidato a prefeito de Formosa. Essa coluna lembra a situação dos recentes ex-prefeitos. Estão todos enrolados com a Justiça e quase podem ser chamados de fichas sujas.
Relação
Formosa definitivamente mudou com a ascensão do promotor Douglas Roberto Ribeiro de Magalhães Chegury, como auxiliar da Sexta Promotoria do Ministério Público da Comarca de Formosa. Até aqui a empresa e o empresário que mais se beneficiou com a passagem do ex-prefeito Ernesto Roller pela prefeitura, já sofreu duras medidas. Ele e sua mulher, Vanessa Maris. André Gontijo que foi contemplado com o primeiro contrato da prefeitura na era Roller, em janeiro de 2017, já teve dois pedidos de prisão decretados.
Escapatória I
Contra André e Vanessa já constam, além dos bloqueios de patrimônio, incluindo 35 carreatas e de dinheiro, dois pedidos de prisão até agora. Uma preventiva, emitida pelo juiz de Formosa, Fernando Oliveira Samuel, da segunda vara criminal e uma prisão temporária, expedida pelo juiz Gustavo Costa Borges, da Comarca de Planaltina de Goiás.
Escapatória II
As duas prisões decretadas contra o casal André/Vanessa, foram revertidas pelo desembargador, Nicomedes Borges em Goiânia, o mesmo que teve seu nome envolvido em denúncia, detalhada pelo MP-GO e enviada ao MPF, sobre irregularidades e até pagamento de mensalidade de R$ 1 milhão ao desembargador. Assunto divulgado e publicado pelo G1, portal de notícias da Rede Globo.
Costas
O acusado André Gontijo e sua mulher, com certeza têm protetores fortes em Goiânia. Na história de Formosa, nunca se viu situações de prisões serem revertidas de forma tão rápida como as duas dos dois.
Vermelho
O prefeito Gustavo Marques, tem feito o que pode para administrar o complicado município de Formosa. Complicado por que a máquina administrativa está inchada e a receita herdada não é suficiente para atender todas as demandas. Fora isso, ainda existe os vícios deixados pelo antecessores e sua turma de auxiliares, que se acostumaram a levarem questões sérias na conversa.
Serviço
Todas as praças públicas de Formosa, com exceção da Pedro Chaves ou “Praça Imperatriz”, que é conservada pelo empresário João Neto, estão abandonadas pelo poder público. Na Rui Barbosa, principal e mais frequentada da cidade, escuridão e falta de manutenção dos jardins.
Herança
Ainda é um dos maiores desgastes para o prefeito de Formosa, Gustavo Marques a manutenção da equipe de secretários e auxiliares do ex-prefeito Ernesto Roller. A grande maioria dos auxiliares do ex-prefeito ainda estão nos quadros da prefeitura.
Engano
Ernesto Roller, acabou se transformado no maior engodo e equivoco coletivo eleitoral da história de Formosa. Eleito prefeito em 2016 com votação expressiva e histórica, ficou 2017 e não terminou 2018 no cargo.
Certeza
As investigações do Ministério Público nos esquemas de corrupção na Prefeitura de Formosa, já deixou para traz a pergunta se existe ou não tais corrupções. Sim. Segundo promotores de justiça a corrupção na administração do ex-prefeito Ernesto Roller existiu e deixou rastros.
Resultado
Formosa e sua gente, perdeu muito com os desvios dentro da prefeitura. Infraestrutura, saúde, social, educação, enfim, em tudo.
Investida
O vereador Rafael Barros, passou os últimos dois anos de seu primeiro mandato quase que invisível. No terceiro ano, resolveu investir em ações, que na opinião de muita gente e na avalição fria, não são felizes. Propor e aprovar status de utilidade pública para entidade investigada pelo MP e que tem contrato assinado com a própria câmara foi demais.
Gastanças I
A farra com dinheiro público, na liberação de diárias por parte do presidente da câmara Edmundo Dourado, continua. Poucas câmaras de Goiás têm a despesa que a de Formosa apresenta. Não são apenas os vereadores que gastam como querem as diárias. Servidores concursados e assessores comissionados também.
Gastanças II
Não se entende. Ou está claro. Como um vereador mediano e sem conhecimento do município, consegue se eleger em três mandatos, entre os seus pares, 4 vezes presidente do Legislativo formosense, O baiano Edmundo, se especializou em convencer os colegas a votar nele.
Gastanças III
Edmundo, além de proporcionar viagens sem sentido a Goiânia no mês de janeiro, nos dias 2 e 3, quando sabidamente nenhuma autarquia funciona, não informa no site da câmara o que foi gasto em março e na primeira quinzena de abril.
Credor
O vereador Miguel Rubens, o “Macarrão”, mesmo com baixíssimo rendimento nesse seu segundo mandato nos trabalhos legislativos de Formosa, continua sendo um dos campeões de gastos de diárias para Goiânia.
Motivos
Alguns moradores chegaram a ajudar da forma que podiam a coletividade. A fase difícil pela qual passa a prefeitura, pós Ernesto, deixou praticamente todas as ruas e avenidas em situação de desconforto e riscos para todos. Pessoas simples e outras já com boas condições financeiras, gastaram tempo e dinheiro para tentar amenizar, com carroças e cascalho e também com camionetes e emulsão asfáltica.
Rede
Como efeito das operações do MP e policias, na prefeitura e casas de servidores a administração do prefeito Gustavo resolveu transmitir ao vivo na página da prefeitura no Facebook todas as licitações e seus pregões para a contratação de empresas e serviços.
Movimento
O MDB de Formosa, deve mesmo apresentar processo de expulsão do partido contra os vereadores Bruno Araújo e Luziano Martins. Antes, porém, segundo Enedino Vieira, presidente da sigla no município, os dois vereadores terão a oportunidade de apresentarem suas defesas.
Papel
Como no passado recente, uma das únicas ações que a Câmara de Formosa tem feito muito bem é congratular pessoas, entregando moções de congratulações. Falta de qualidade e comprometimento com as demandas de população. Essa e a verdadeira face dessa legislatura na câmara.
Dureza
Não está sendo fácil para o MP-GO desbaratar o provável esquema de corrupção no poder público de Formosa. As ramificações são extensas. Não se tem notícia na história recente de Formosa de uma situação difícil como agora.
Ressabiado
O prefeito Gustavo Marques foi à Goiânia receber caminhões basculantes entregues pelo ex-deputado federal, Pedro Chaves e não pelo ex-prefeito, Ernesto Roller, hoje secretário de Governo. Na foto da entrega, além do prefeito e do ex-parlamentar, aparecem ainda, Edmundo Dourado, presidente da Câmara de Formosa e o ex-prefeito, que não tiveram nada a ver com o benefício. Esse evento, foi a primeira aparição pública de Ernesto com políticos de Formosa, após as operações de investigações contra o primeiro escalão de sua administração.
Limbo
Passada a Semana Santa, a situação de abandono dos municípios do Entorno de Brasília continua. Quatro meses de Ibaneis Rocha e Ronaldo Caiado e o cumprimento das promessas sequer foram iniciadas, seja do Governo do Distrito Federal, seja de Goiás. Abandonadas, as cidades não têm hospitais, escolas não têm professores, a segurança é uma piada e quase não há infraestrutura. Nas suas campanhas os dois governadores, prometeram mundos e fundos e até agora nada.