ENTREVISTA COM O ADVOGADO, EX-DEPUTADO ESTADUAL POR GOIÁS E EX-VICE-PREFEITO, HELI LOPES DOURADO, SOBRE FORMOSA

TRIBUNA NEWS – Heli. No seu ponto de vista, qual a realidade do município de Formosa?

HELI DOURADO – Formosa é polo regional, que sempre elegeu dois deputados estaduais, com potencial para eleger um federal.  E hoje, apesar de ter multiplicado seu eleitorado, diminuiu drasticamente sua representação no cenário estadual e nacional. Formosa possui apenas um deputado estadual e nenhum federal, porque o município está carente de políticos que tenham comando e capacidade de fazer política com amor ao povo e não com rancor, como vem acontecendo nos últimos anos. 

TRIBUNA NEWS – Na sua avaliação a classe política local, consegue resolver os graves problemas que o município tem enfrentado?

HELI DOURADO – Formosa é um município “quebrado”, que está entre as 100 cidades brasileiras, acima de 100 mil habitantes, que estão abaixo da linha de pobreza. Mas Formosa tem jeito. Basta alguém com experiência política e visão empresarial para unir e comandar um programa com projetos de inclusão, empresarial, turístico, de saúde e educação, que direcione o município para a prosperidade. Para que tudo isso aconteça, nosso futuro prefeito terá de ter capacidade de unir os segmentos da sociedade em especial os empresários, recuperando de uma vez por todas sua autoestima.

TRIBUNA NEWS – Sobre os dois expoentes políticos de Formosa que hoje ocupam importantes cargos no Estado (“Tião Caroço” – deputado e Ernesto Roller – secretário). Que avaliação o senhor faz da trajetória dos dois ex-prefeitos?

HELI DOURADO – Trata-se de criatura e criador, que no curso de suas histórias, por um motivo ou outro, se desentenderam. A briga entre os dois, levou Formosa ao caos em que se encontra atualmente. Pelo que sei, recentemente houve um entendimento entre os dois, pelas mãos do governador Ronaldo Caiado, que deverá levar Ernesto Roller para o Tribunal de Justiça e “Tião Caroço” para a base do governo. Tudo isso, uma “negociata” rendosa para os dois e desastrosa para o povo formosense.

TRIBUNA NEWS – Quais são hoje as maiores dificuldades enfrentadas pelo formosense?

HELI DOURADO – As maiores dificuldades da população são as faltas de emprego e renda, de um projeto global, liderado pelo futuro prefeito para atrair industrias grandes, médias e pequenas. Promovendo uma parceria pública privada com setores do agronegócio, da indústria e dos segmentos sociais, por meio de cooperativas e associações, incluindo os pequenos e médios produtores do município e agregando valores à nossa produção.  No campo da educação é preciso atrair escolas de nível médio e universidades profissionalizantes, para transformar a vida dos jovens. Na saúde, se o Estado não transformar o hospital municipal em regional, o próximo prefeito deverá procurar a universidade de Medicina, já instalada em Formosa e fazer uma parceria entre ambas, para termos uma saúde de qualidade. No turismo o futuro prefeito precisa apresentar um projeto global do Complexo Itiquira e atrair empresas com experiência no setor, para juntamente como empresários do turismo local, implantar o Polo Turístico de Formosa, que será o segundo mais frequentado de todo Centro Oeste brasileiro, criando milhares de empregos.

TRIBUNA NEWS – No campo político. Qual seria na sua analise o perfil necessário para um prefeito administrar Formosa e suas dificuldades.

HELI DOURADO – Na minha opinião o perfil do futuro prefeito terá que ser o de alguém que tenha fácil trânsito com deputados e senadores no Congresso Nacional. Que conheça ministros e o coração do poder de Brasília. Que conheça a fundo a política de Goiás e que saiba executar projetos para buscar recursos, que aqui não dispomos.

TRIBUNA NEWS – Sempre em véspera de eleições municipais seu nome é lembrado para disputar o cargo de prefeito. Qual o seu entendimento sobre esse assunto e as possibilidades disso acontecer?

HELI DOURADO – Para chegarmos a um nome que possa atender às necessidades de Formosa, nesse momento de crise política e administrativa profunda, parte da classe política local está viabilizando uma 3ª via. Esse nome e esse projeto, que está fora dos atuais grupos políticos que não conseguem dar o que Formosa precisa, está sendo discutido e formando por vários partidos, empresários e lideranças de segmentos da sociedade. Existe sim a busca por esse líder, que nos guiará para um bom porto, apagando esse passado recente que tanto mal faz a Formosa. Por enquanto, faltando pouco menos de um ano para a eleições de 2020, essa terceira via possui vários políticos e empresários que poderão ser candidatos a prefeito e que não decepcionarão o formosense.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *