Agência do INSS de Formosa é alvo de várias denúncias por mau atendimento
Bate-boca entre gerente e pessoas que buscam seus direitos se tornou normal dentro do prédio. Postura considerada “prepotente” de Elaine Maria, titular do órgão na cidade acirra a relação agressiva entre funcionários, clientes e seus advogados.
É recorrente os problemas entre pessoas de todas as idades e servidores da Agência da Previdência Social/INSS em Formosa. É normal você estar no interior do prédio em frente à Catedral, no Centro da cidade e presenciar bate bocas agressivos entre funcionários e pessoas que buscam seus direitos no órgão federal. Os motivos são os mais diversos, mas o principal, alegado por quem já passou por isso é o descaso das atendentes e a “arrogância” das titulares, ou gerentes. Elaine Maria Jeronimo, responsável pela agência, há muito tempo é acusada por advogados previdenciários quanto às circunstâncias experimentadas pelos segurados, seus clientes, que passam por dissabores, dentro da autarquia, quando tentam exercer um direito seu, seja perícia médica, aposentadoria, benefícios, consultas ou outros serviços. O presidente da Subseção de Formosa, da Ordem dos Advogados do Brasil/OAB, Leoson Carlos, explica que o segurado, que passou anos, às vezes pagando seu seguro, quando mais precisa do benefício, sofre com o descaso relatado dos funcionários. Em Formosa, cada vez mais as reclamações vêm acontecendo. Advogados que no dia-a-dia lidam com situações de aborrecimento de seus clientes, buscam conversar com Elaine sem sucesso, uma vez que a gerente se mostra insensível aos apelos para um bom atendimento.
ABORRECIMENTOS – São muitos casos e testemunhas que alegam terem sido vítimas da gerente e seus subordinados. A reportagem do Jornal Tribuna News esteve no local no exato momento em que uma senhora de idade discutia de forma acalorada com a gerente substituta, cobrando apenas respeito no atendimento. A mulher que pediu para não ser identificada, afirmou que foi muito mal atendida, primeiro pela atendente e depois pela gerente substituta, que aos gritos, praticamente expulsou a segurada do local. Configuram práticas abusivas do INSS: demora para conceder benefícios, descaso para com o segurado, falta de justificativa para negar benefícios, que depois são concedidos pela Justiça, perícia médica insuficiente ou descaso na perícia, extravio de documentos, atrasos injustificados na análise de benefícios, maus tratos por funcionários, suspensão de pagamento indevida, entre outras. Diante dos muitos problemas apresentados dentro da agência de Formosa, advogados orientam para que as pessoas passem a gravar o seu atendimento. Levando sempre um celular para registrar, uma vez que a gravação se tornará prova importante na hora da sentença, em caso de Judicialização. Além da gravação, também é importante a presença de uma testemunha que não seja parente do segurado. Advogados afirmam que em muitos casos de mau atendimento, existe o dano moral e que o funcionário público que, no exercício do seu trabalho, deixa de conceder um direito ao trabalhador, poderá sofrer sanções penais de prevaricação.