Construção de meio fio em rodovia aumenta riscos de acidentes
No novo trevo para Cabeceiras empresa constrói meio fio desnecessário e perigoso, afirma Arno Weis, presidente do sindicato rural
As mudanças e melhorias ao longo da BR 020 no trecho entre a cidade de Formosa e o Distrito do Bezerra, passando pelo trevo de acesso a Cabeceiras, tem preocupado usuários da via e produtores rurais da região. Um dos motivos é a construção de meio fio nos trevos de acesso e nas duplicações da rodovia, que segundo o presidente do Sindicato Rural de Cabeceiras, Arno Bruno Weis, não segue padrões nacionais e internacionais de segurança. Ele lembra que no mundo inteiro, os acidentes de trânsito matam mais que conflitos armados e catástrofes ambientais. Para permitir que motoristas e passageiros trafeguem nas rodovias brasileiras com mais tranquilidade, as normas que regulamentam os projetos de segurança viária sofrem atualizações frequentes, promovidas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas/ABNT. Arno destaca que a existência de meio fio nas estradas é um problema e que uma batida nele ajuda a causar a capotagem. Pelo Brasil são vários os casos em que batidas no meio fio provocam tragédias, já que eles podem funcionar como alavancas para carros e motos no momento de uma eventual saída de pista. O próprio manual de construção de rodovias do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes/DNIT, esclarece que a sarjeta de aterro ou meio-fio-sarjeta conjugados, muito usado atualmente em rodovias federais, estaduais, interseções e trechos urbanos, pode comprometer a segurança do tráfego e que cuidados especiais devem ser tomados quanto ao posicionamento dessas estruturas. A empresa responsável em construir o novo trevo para Cabeceiras na BR 020, construiu o meio fio em local desnecessário e arriscado, esclarece Arno. Essa estrutura na beira da pista, dificulta uma possível saída do asfalto e coloca em risco a vida de muita gente, afirma. Ele diz que tomará providências para que o meio fio seja retirado e que irá em todos os órgãos necessários para que o usurário dessas estradas esteja mais seguro.