Exército inaugura em Formosa novas instalações do comando de artilharia
Forte Santa Bárbara em Formosa é responsável pelos mísseis e foguetes com os mais modernos sistemas de defesa existentes no mundo.
O vice-presidente da República, Hamilton Mourão, participou no dia 29 de janeiro da inauguração das novas instalações do Comando de Artilharia do Exército, no Forte Santa Bárbara, em Formosa. O comando é a unidade do Exército Brasileiro responsável pela artilharia de mísseis e foguetes. Nessa área, o destaque é para o sistema de lançamento de mísseis e foguetes Astros 2020, com tecnologia totalmente brasileira. “Nós temos agora uma capacidade de fogo maior. Mas o foco é a questão da tecnologia que está embutida aqui. São pouquíssimos os países que têm essa tecnologia, afirmou o vice-presidente Mourão. O Programa Astros 2020, prevê o desenvolvimento do primeiro míssil tático de cruzeiro, uma arma teleguiada, que poderá levar até 200 kg de carga bélica e alcançar uma distância de até 300 km. O primeiro míssil deve ficar pronto até o final de 2021 e todo o seu manuseio será feito no Forte Santa Bárbara, apesar do projeto ser concebido e elaborado pela empresa brasileira Avibras, sediada em São José dos Campos/SP. O Comando de Artilharia do Exército que era sediado em Porto Alegre/RS, com a mudança para Formosa, passou de 700 homens para cerca de 1500.
DESENVOLVIMENTO – A nova sede do comando tem aproximadamente 64 km quadrados disponíveis para serem utilizadas como campo de instrução militar, área capaz de realizar lançamentos de treinamento com maior facilidade. O governador de Goiás, Ronaldo Caiado, que também esteve na inauguração ao lado do prefeito Gustavo Marques e do presidente da câmara de vereadores, Clayton Dantas, afirmou que deve se reunir em São Paulo com a empresa Avibras, para tratar de possíveis investimentos em Anápolis, polo industrial do Estado. Anápolis abriga uma base da Força Aérea Brasileira/FAB, que foi reformada em 2018 para receber as aeronaves mais avançadas em operação no país: os caças suecos Gripen e o cargueiro KC390, produzido pela Embraer. Em Formosa está instalada toda a tecnologia que o Brasil desenvolve na área de foguetes e lançadores. A presença desse centro estratégico em Goiás, reforça as defesas do País, desenvolve a tecnologia, otimiza recursos de logística, descolamento e combustível, além de aquecer a economia de Formosa com o aumento do consumo e da população em torno de mais 800 famílias. Também estiveram na solenidade de inauguração o ministro da Defesa, Fernando Azevedo e Silva e o comandante do Exército, general Leal Pujol.