Assistência Social em Guarani de Goiás é feita com planejamento e ações
Secretária Giselle explica que município “acordou” e que o trabalho é feito em prol da população carente nas zonas urbana e rural. Guarani, após período de dificuldades financeiras e estagnação de políticas sociais administrativas, consegue, por meio da prefeitura e suas secretarias, oferecer serviços e benefícios à população. A secretaria de Assistência Social, comandada pela primeira-dama, Giselle Carvalho e sua equipe de trabalho, tem disponibilizado recursos, tempo e assistência às comunidades das zonas urbana e rural com planejamento todos os dias. O prefeito Janézio Pereira da Silva, prioriza as ações e a dá autonomia para que a secretária desenvolva projetos e atenda a população. Giselle esclarece que em janeiro de 2021 foi realizado um levantamento de toda a situação e realidade da Assistência Social, considerando as principais demandas e a ampliação da equipe de recursos humanos da secretaria, CRAS e Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. A secretária explica também que durante a pandemia e o período de calamidade pública foram intensificadas as ações para as famílias em situação de vulnerabilidade social, nos distritos, assentamentos e povoados, com a concessão de cestas básicas, orientações e encaminhamentos para programas e serviços. Foram ampliadas as ações do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos com as oficinas de capoeira, karatê, futsal e vôlei. Aberto também a toda população. O Conselho Municipal de Assistência Social/CMAS é outro aliado nas ações, destaca a secretária. Reuniões constantes são realizadas, visando a programação e planejamento de novas ações em apoio à população, que desde 2021, passou a ter mais acesso aos seus direitos, explica. Giselle enumera uma série de realizações da prefeitura na área social:
– Apoio para gestantes através do “Projeto Mamãe Coruja”;
– Ações comunitárias em parceria com a secretaria de Saúde, através do Programa Saúde em Movimento;
– Colônia de férias para crianças e adolescentes, através do CRAS;
– Conferência de Assistência Social;
– Campanhas preventivas voltadas para a família, como o Dia das Mães, Campanha “Faça Bonito”, Dia do Idoso, das Crianças, cuidados preventivos no “Setembro Amarelo”, “Outubro Rosa” Novembro Azul, Natal, entre outras datas;
– Projeto “Cras Vai Até Você”, através de ações comunitárias, em que as equipes vão até as pessoas e ainda a realização do Projeto “Cultura na Feira”.
PARCERIAS – Outro avanço no município de Guarani de Goiás são as parcerias firmadas entre a prefeitura, governos do Estado e Federal, além de parlamentares e órgãos públicos. Realização de cursos por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural/SENAR e com o Governo do Estado, programas “Mães de Goiás”, “Aluguel Social” e cursos profissionalizantes através do Goiás Social. O município vive novas expectativas e as soluções chegam com trabalho, explica Janézio Pereira. Ele afirma que se trata de uma população que necessita do amparo e auxílio do Poder Público e para isso uma equipe unida e bem direcionada se torna necessário.